quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Para doçar o bico!

Eh pá... Estou imparável.
Três posts seguidos?
Ora, aqui fica uma receitazinha doce para adoçar a boquinha. Vejam lá se não tem bom aspecto... Sou ou não amiga dos meus "tão assíduos" leitores?



Bolo de maçãs com recheio cremoso
Ingredientes

Para o creme:

30 g de farinha maisena
60 g de açúcar
2,5 dl de leite
1 casca de limão
40 g de Vaqueiro

Para a massa:

200 g de Vaqueiro
130 g de açúcar
180 g de farinha
20 g de maisena
1 colher de sobremesa de fermento em pó
3 a 4 maçãs
canela em pó


Preparação

Ligue o forno e regule-o para os 180 °C. Misture a maisena com o açúcar, adicione o leite e mexa com uma vara de arames até dissolver. Junte a casca de limão e leve a engrossar durante 2 a 3 minutos na potência máxima do microondas, mexendo de minuto a minuto com a vara de arames.

Adicione a Vaqueiro e mexa até derreter completamente. Retire a casca de limão. Bata a Vaqueiro cortada em pedaços com o açúcar, na batedeira eléctrica, até obter um creme liso e esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, sem parar de bater.

Adicione a farinha, a maisena e o fermento em pó e continue a bater até obter uma massa lisa e homogénea. Espalhe metade desta massa numa forma de mola com 22 cm de diâmetro, previamente untada com Vaqueiro.

Por cima espalhe o creme preparado e cubra com a restante massa.

Descasque e corte as maçãs em fatias e disponha-as em círculo sobre a superfície da massa. Polvilhe com um pouco de açúcar e canela e leve a cozer no forno cerca de 50 minutos.




3 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está uma receita apetecível...A Justina até era capaz de experimentar este fds se tiver disponibilidade. Depois venho ca dizer se é tao bom como parece, ok???

Anónimo disse...

Sim, sim, eu sei que nao acreditavas que ia mesmo fazer este bolo. Mas só para te contrariar...FIZ!!!! E só vim cá para dizer que o bolo é realmente muito bom. Aproveitei uma visita duns amigos lá a casa e foi um sucesso!!! Claro que para além da receita ser boa a Justina tambem adicionou uns pequenos toqs, que só a Justina sabe:)

Beijinhos

Soinita disse...

Que bom que o meu blog está a ser util. Se não for mais, para ficares com a fama de boa cozinheira perante os teus convidados! ;)
Ve lá é se para a próxima me convidas a mim para o comer, ou então quando te convidar para vires a minha casa, trazes um para o lanche.! :)))