terça-feira, 16 de outubro de 2007

E porque hoje é dia de...


Enxaqueca:


A enxaqueca é uma doença neurológica crónica caracterizada por episódios dolorosos e debilitantes de cefaleia. As crises de enxaqueca interferem com as actividades pessoais e profissionais dos indivíduos atingidos e determinam custos significativos para a sociedade devido aos dias de trabalho perdidos e à redução da produtividade.



Os indivíduos que sofrem de enxaqueca são obrigados a viver uma vida com restrições, preocupando-se em manter uma alimentação regular e adequada, evitando os factores conhecidos que despoletam as crises de enxaqueca, como a privação do sono, o stress, ruídos fortes, luzes brilhantes, álcool, chocolate, vinho tinto e alguma variedades de queijo. (Como eu sei disto. A vontade que tenho muitas vezes de comer chocolate, e não posso, pois as consequências podem ser horríveis)



Também têm de conviver com a incerteza de quando ocorrerá a crise seguinte e qual será a gravidade da mesma. (Isto é mesmo mau. Mas, infelizmente, elas não escolhem nem dia nem lugar!)



Aura
A aura ocorre em somente 20 por cento dos doentes que sofre de enxaqueca13.
A aura da enxaqueca é caracterizada por sintomas neurológicos – fenómenos visuais, sensoriais ou motores, isolados ou em combinação –, que, de uma forma geral, precedem, e por vezes acompanham, uma crise. (Infelizmente eu pertenço a estes 20%. Isto é o que me faz ficar muito zonza e enjoada).


As auras da enxaqueca são de natureza tipicamente visual, cintilações, formas geométricas, ou escotomas. Estas perturbações podem deslocar-se ao longo do campo visual. Uma aura visual típica pode apresentar-se como um arco de luzes cintilantes que tem início no campo central da visão e que se pode expandir para uma metade do campo visual.


Outras auras comuns incluem uma sensação de adormecimento ao longo de um lado da face, mão ou braço, e sensações olfactivas desagradáveis (Isto é horrível. Quem tem sabe do que falo!).


Cefaleia
A cefaleia típica da enxaqueca é unilateral e excruciante e qualquer actividade física rotineira ou o simples movimento da cabeça podem agravar a dor. Pode ocorrer em qualquer período do dia, mas é mais frequente durante a manhã17 e dura aproximadamente entre quatro a 72 horas.
A cefaleia pode ser acompanhada por náuseas e vómitos. Muitos doentes sentem hipersensibilidade à luz ou ao ruído e procuram um lugar calmo e escuro para evitar estes estímulos. (Acreditem que a unica coisa que me apetece é deitar, e adormecer para não sentir "tanto" a dor).


Sem comentários: