sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Curso superior não é sinónimo de "Sabe-tudo"


Eu  não sei se é por terem a mania, se por ignorância ou se é mesmo por um complexo qualquer, mas aquelas pessoas que pensam que quem tem um curso superior deve saber/sabe de tudo e mais alguma coisa, conseguem pôr-me com os cabelos em pé. 
Os cursos superiores não nos fazem supra-sumos em nada. Dão-nos teoria, alguma prática, preparam-nos para o mundo do trabalho, mas só em contexto prático (pondo a mão na massa) é que nos vamos apercebendo de como as coisas funcionam na realidade.
Que ninguém me venha dizer que depois de terminar uma licenciatura chega a uma empresa e sabe logo de tudo o que se faz e de como se faz, de todos os termos e mais alguns, etc, etc, etc. Eu não acredito que assim seja. O mais provável que aconteça é que metam muitas vezes os pés pelas mãos.
Há que sabermos ser humildes e admitirmos que não sabemos (nem temos que saber) tudo.
E aqueles que já fazem parte da "mobília da casa" devem ter a capacidade de aceitar/concordar que uma pessoa com mais estudos escolares que eles não significa que saiba mais do trabalho que eles. Deste modo evitam-se comentários (ignorantes) do tipo: "O Sr.(a) é que é o(a) Engenheiro(a) e portanto tem que saber como resolver isto.", "Então o(a) Sr.(a) Engenheiro(a) não sabe o que isto é? Até lhe fica mal. Andou a estou tanto para quê?"
Saber trabalhar em equipa faz parte das regras de sucesso das empresas.

4 comentários:

Lebasiana disse...

infelizmente, o canudo dá estatuto... a experiência dá conhecimento! do canudo até à experiência encontra-se gente disposta a ajudar e outros que apenas querem descarregar frustrações!

beijocas

C disse...

nem mais!!! o teu texto está perfeito!!!

Beijos e bom fds

Anónimo disse...

(clap, clap, clap) concordo com tudo! Realmente já senti na pele algumas dessas observações.
Mas na verdade achoq ue não passa de um sentimento de inferioridade que sentem perante a presença de que tem um curso (sentimento esse que não tem razão nenhuma de ser).

Anónimo disse...

Ah! finalmente eu encontrei o que eu estava procurando. Ás vezes é preciso muito esforço para encontrar ainda pequena peça de informação útil.