sábado, 26 de abril de 2008

Cativar

Falar de amizade é falar de um valor que todos nós conhecemos e ambicionamos mas que, muitas vezes, nos esquecemos, ou temos dificuldade, de pôr em prática… Falamos de amigos, somos amigos, temos amigos… Mas o que define um amigo? Como o elegemos?

O texto seguinte ajuda-nos a reflectir sobre este valor.

– Anda brincar comigo – pediu o principezinho à raposa. – Estou tão triste…
– Não posso ir brincar contigo – disse a raposa. – Ainda ninguém me cativou…
– Ah! Então, desculpa – disse o principezinho. Mas pôs-se a pensar, a pensar e acabou por perguntar:
– «Cativar» quer dizer o quê?
– Vê-se logo que não és de cá – disse a raposa. – De que andas tu à procura?
– Ando à procura de amigos. «Cativar» quer dizer o quê?
– É uma coisa de que toda a gente se esqueceu – disse a raposa. – Quer dizer «criar laços».
– Criar laços?
– Sim, laços. – disse a raposa. – Ora vê: por enquanto tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti…Só se conhecem as coisas que se cativam – disse a raposa –, os homens já não têm tempo para conhecer o que quer que seja… Se queres ter um amigo, cativa-me!
– O que é que é preciso fazer? – perguntou o principezinho.
– É necessário ser paciente – respondeu a raposa. – Sentas-te primeiro um pouco longe de mim, assim, na erva. Eu olhar-te-ei pelo canto do olho e tu não dirás nada…
Foi assim que o principezinho cativou a raposa. E quando chegou a hora da partida:
- Adeus – disse a raposa. – Eis o meu segredo. É muito simples: só se pode ver bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos… Os homens esqueceram esta verdade – disse a raposa. – Mas tu não deves esquecer-te. Tornaste-te para sempre responsável por aquilo que cativaste…

Sem comentários: