quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Quaresma

O que quer dizer Quaresma?

A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Páscoa. A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o cristão deve aproximar-se mais de Deus. Deve intensificar a prática dos princípios essenciais da sua fé, com o objectivo de ser uma pessoa melhor, fazendo o bem ao seu próximo. Em resumo, é sobretudo um período de reflexão.

Qual o significado destes 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estadia dos judeus no Egipto, entre outras.

O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?

A Igreja propõe que seja um tempo de oração, penitência e caridade. O cristão deve ir ao encontro do Reino de Deus. Deve lutar para que haja justiça, paz e amor em toda a humanidade.
O jejum e a abstinência são também frequentes na Quaresma. São formas de educação. Os cristãos devem dispensar os bens materiais, prestando antes serviços de amor em práticas de caridade e de oração.


Mensagem do Santo Padre para este tempo que começa hoje

"Convidando-nos a ver a esmola com um olhar mais profundo que transcenda a dimensão meramente material, a Escritura ensina-nos que há mais alegria em dar do que em receber (cf. Act 20, 35). Quando agimos com amor, exprimimos a verdade do nosso ser: de facto, fomos criados a fim de vivermos não para nós próprios, mas para Deus e para os irmãos (cf. 2 Cor 5, 15). "

Sem comentários: