sexta-feira, 6 de julho de 2007

Quinta da Regaleira


Situada em pleno Centro Histórico de Sintra, classificado Património Mundial pela UNESCO, a Quinta da Regaleira é um lugar com espírito próprio.


A Quinta da Regaleira é um lugar para se sentir. Não basta contar a paisagem, os mistérios. É preciso ir mesmo conhecê-la, contemplar os jardins, o Palácio (verdadeira mansão filosofal de inspiração alquímica), percorrer o parque exótico, sentir a espiritualidade cristã na Capela da Santíssima Trindade, que nos permite descermos à cripta onde se recorda com emoção o simbolismo e a presença do além. Há ainda um fabuloso conjunto de torreões que nos oferecem paisagens deslumbrantes, recantos feitos de lenda e saudade.


A culminar a visita à Quinta da Regaleira, há que descer o monumental poço iniciático por uma imensa escadaria em espiral e invocar a aventura dos cavaleiros Templários, ou os ideais dos mestres da maçonaria. E, lá no fundo com os pés assentes numa estrela de oito pontas, é como se estivéssemos imersos no ventre da Terra-Mãe. Depois, é só atravessar as grutas labirínticas imersas na escuridão, até chegarmos à luz, que se reflecte nos lindos lagos que nos esperam.
Um lugar que me marcou pela sua beleza, misticismo e um sem numero de significados que cada local apresenta.


Sintra, e Quinta da regaleira, para mim uns dos locais mais bonitos de Portugal!

Sem comentários: